IASPI suspende redução da taxa de comercialização sobre aquisição de equipamentos
Reunião com IASPI - Taxa de comercialização

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (SINDHOSPI) e a diretora geral do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado do Piauí (Iaspi), Daniele Aita, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (12) para tratar sobre a redução da taxa de comercialização sobre aquisição de equipamentos de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPME). �

O Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado do Piauí (Iaspi) divulgou ofício determinando a redução da taxa de comercialização praticada pelo Plamta sobre OPME de 20% para 10%. A medida começou a valer no dia 1 � de junho.

Durante a reunião ficou definido que a decisão seria suspensa até que o Sindicato apresente uma proposta. “Decidimos na reunião que a medida está temporariamente suspensa, pois montamos um grupo de trabalho comandado pelo SINDHOSPI, representando todos os hospitais, para fazer um estudo da tabela e apresentar, no dia 11 de julho, uma proposta de reajuste que possa compensar esses 10% de perda da comercialização da OPME”, explica o presidente do SINDHOSPI, Jefferson Campelo.

O presidente do SINDHOSPI afirma que a decisão da IASPI gerou bastante preocupação. “Estamos em um momento econômico complicado e na saúde a inflação é ainda maior do que nos outros setores. Então ficamos extremamente preocupados e impossibilitados de concordar com essa decisão unilateral. Não temos como abrir mão de 10% da taxa de comercialização de OPME. Nós não temos margem nenhuma para negociar redução de custos”, avalia.

A diretora geral do IAPI, Daniele Aita escutou os membros do Sindicato e reforçou a importância de abrir diálogo para esclarecer e justificar a determinação do Instituto. “A tendência de muitos outros planos de assistência à saúde é focar em medidas para otimizar os recursos. Nós não temos nenhuma intenção em retirar recursos do hospital, pelo contrário, a ideia é sempre melhorar”, conclui.

De modo que a Diretoria do IASPI acatou o pleito do SINDHOSPI, e suspendeu a redução da taxa de comercialização, ficando acordado que até 11 de julho, data da próxima reunião, será apresentada uma solução conjunta pelas entidades. Oportunidade em que será celebrado um termo aditivo aos contratos ora em vigor.